Você sabe o que é depressão? A depressão vai muito além do que uma tristeza, ou um rebaixamento de humor ocasionado por algum acontecimento desagradável. Para ela acontecer, não precisa de um motivo específico. Muitas vezes pode surgir sem causa aparente, porém a falta de energia vital e a tristeza persistente podem perdurar por meses.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a pandemia não é totalmente a causadora do aumento dos casos de depressão. Este transtorno sempre coexistiu na sociedade de forma bem ativa, só não tinha tanta visibilidade quanto está tendo agora devido à pandemia, uma vez que houve tantas perdas, distanciamento social, além do aumento da vulnerabilidade social, afetaram a saúde física e mental de muitas pessoas.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (PAHO), existem estudos que comprovam que a pandemia aumentou os fatores de risco ligados ao suicídio, tais como: traumas, abusos (físicos ou mentais), perda de emprego, queda da economia, transtornos mentais e as barreiras ao acesso à saúde. Além disso, a pandemia intensificou o sofrimento psíquico, levando muitas pessoas ao desespero. Em uma pesquisa, realizada pelo Fórum Econômico Mundial no Chile, Brasil, Peru e Canadá um ano após o início da pandemia, cerca de 50% dos participantes relataram que sua saúde mental havia piorado (PAHO).
Não há como não ser afetado por tantas perdas, incertezas e inconstâncias que foram trazidas com a pandemia. Dessa forma, pessoas que contraíram o Covid-19, e também os que não contraíram, passaram a ter medo dos possíveis agravos que esta doença pode trazer, assim como as suas consequências.
É por este motivo que se faz tão importante o trabalho de prevenção e tratamento de transtornos mentais, assim como a depressão, uma vez que as alterações da vida das pessoas não dão nenhum aviso quando vão ocorrer.